sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Workshop de Caricaturas no SESC


Olá pessoal


Nos dias 13 e 14 de março estarei ministrando o workshop de caricaturas e cartoon no SESC de Foz do Iguaçu, que abordará a história dos cartoons e da caricatura bem como suas técnicas de produção.

Abaixo algumas palavrinhas sobre o conteúdo do workshop:

O que é o workshop de caricaturas e cartoon?

O workshop de caricaturas e cartoon é um curso rápido, onde eu tentarei passar o máximo de informações sobre como se faz caricaturas e cartoons, quais são as melhores técnicas que conheço, estilos, autores, etc.

Qual a diferença da caricatura e do cartoon?
A caricatura é a deformação ou exagero de algo. Geralmente é associada apenas ao exagero de um desenho de uma pesonalidade humana, porém pode ser também o exagero do corpo humano e de animais, feito em pinturas, fotografias, etc. A caricatura é diferente do cartoon, pois o seu foco é o exagero do que algo que um indivíduo possui de engraçado (nariz grande, cabeça grande, olho pequeno), enquanto o cartoon tem o foco na simplificação de um contexto (personagem, ambiente, evento) engraçados ou não. Os desenhos dos mangás (desenhos japoneses que geralmente possuem olhos grandes), por exemplo, são cartoons, pois são desenhos estilizados e simplificados.

Como surgiram as caricaturas e os cartoons?As caricaturas surgiram no ocidente em meados do século XVI com estudos de Leonardo da Vinci, Annibale Carracci e de outros artistas do renascimento. Depois elas foram aperfeiçoadas e amplamente usadas na crítica social, por possuírem elementos mais implícitos do que os textos, altamente censurados em algumas épocas da história.

O surgimento do cartoon esta muito associado a história da caricatura. No início os dois gêneros artísticos estavam unidos, no entanto no século XIX, mais especificamente em 1840 na Inglaterra, houve uma separação conceitual com uma publicação da revista Punch que denominou os desenhos de humor de cartoons. Deste evento para frente, as satirizações de indivíduos, personalidades, geralmente caracterizadas pelo aumento de algumas partes do rosto e da cabeça, foram chamadas de caricaturas enquanto as satirizações de contextos, bem como piadas de humor universal foram chamadas de cartoons.

No século XX com a massificação da arte, através da pop arte (histórias em quadrinhos, animação, charges, mangás) a caricatura e o cartoon foram aperfeiçoadas e saíram da " sombra da pintura " conquistando o seu " lugar ao sol ". Um dos pioneiros das histórias em quadrinhos, da caricatura e do cartoon o italiano Ângelo Agostini, viveu bastante tempo no Brasi e se naturalizou Brasileiro.

Na atualidade o Brasil é um dos principais produtores de caricaturistas e cartunistas, sendo conhecido no mundo todo por isto, devido a diversos artistas brasileiros de renome mundial: J.Carlos, Henfil, Angeli, Laerte, Adão Iturrusgarai, Maurício de Souza, Irmãos Bá, Grampá.

Quer saber mais e aprender a fazer caricaturas e cartoons? Venha participar do workshop de caricaturas e cartoons!

O valor do workshop está praticamente de graça (como eu sempre falo o SESC é uma mãe!): 10,00 (comerciários) e 15,00 (não comerciários)

Mas se inscrevam logo que as vagas são limitadas.

Aguardo vocês lá no dia do evento!
Mais detalhes: pedro_proexis@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário